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Hoje, onde antes funcionava o Clube dos Artistas e Amigos da Arte, é a Central Galeria.

O clube dos Artistas e Amigos da Arte (CAAA), ou Clubinho, foi criado em 1945 e funcionou até o fim da década de 60. Surgiu do encontro de vários artistas que frequentavam o bar próximo do Museu de Assis Chateaubriand, a primeira sede do MASP, na rua Sete de Abril, e por conta do fechamento do bar, Rebolo Gonçalves e outros artistas decidiram fundar oficialmente, no fundo da pequena livraria do pintor gaúcho Barros, o Mulato; o Clube dos Artistas.

Na década de 50, com a construção da nova sede do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-SP), na Rua Bento Freitas, 306,o clube se muda para o subsolo do prédio. Jorge Zalszupin, Victor Reiff e Jorge Wilheim ganham o concurso para o projeto do clube julgado por Lina Bo Bardi e Francisco Rebolo.

Por não terem dinheiro para sustentar as manutenções do espaço, os artistas do clube decidiram incorporar Ciccilo Matarazzo, um industrial, o que fez com que o clube fosse rebatizado de Clube dos Artistas e Amigos da Arte, ou CAAA.

Através do clubinho, diversos artistas em fase iniciante de suas carreiras conseguiram certa projeção e convites para apresentações em diversas áreas da comunicação. Como relembra Izaías Bueno, grande músico do chorinho, ao contar sobre os tempos áureos do CAAA, era normal quando determinada pessoa, fã ou produtor perguntava como encontrar um certo artista, ou até mesmo um jornalista ou certo figurão de prestígio do meio, a resposta era afirmativa - "Ora, vá ao Clubinho dos Artistas, que certamente o encontrará por lá". Lá que conheceu Nelson Cavaquinho e Paulo Vanzolin, que fumava seu indefectível cachimbo e contava histórias para quem quisesse ouvir.

No clubinho o uísque tinha um bom preço e segundo os frequentadores era lá que tinha o melhor e mais barato picadinho da cidade.

A partir das 17h, jornalistas, artistas, advogados, publicitários, políticos, escritores, poetas, pintores, se reuniam. Para levantar fundos para o clube eram promovidos eventos como exposições e os famosos “Bailes das 4 artes”. João Cabral de Melo Neto, Rubem Braga, Pablo Neruda e outros escritores de renome tiveram seus lançamentos de livro no CAAA.

Após o fechamento do clubinho o subsolo do prédio serviu como auditório, inaugurado em 1989, recebendo inúmeros eventos e até os seminários da Escola da Cidade, faculdade de arquitetura e urbanismo da Rua General Jardim.

Na lista de frequentadores temos; Alfredo Volpi, Arnaldo Pedroso D’Horta, Ascênsio Ferreira, Barros - O Mulato, Caio Prado Jr, Chen Kong Fang, Ciccilo Matarazzo, Clóvis Graciano, Dinah Lopes Coelho, Dorival Caymmi, Emanuel von Lauenstein Massarani, Emiliano Di Cavalcante, Flávio de Carvalho, Ibiapaba Martins, Izaías Bueno, Joel Silveira, José Pancetti, Luiz Lopes Coelho, Luiz Martins, Lygia Fagundes Telles, Maestro Elcio Álvares, Mario Donato, Mário Martins, Mario Zanini, Millôr Fernandes, Moacyr Rocha, Nelson Cavaquinho, Nelson Nóbrega, Oscar Pedroso D’Horta, Osório César, Paulo Bonfim, Paulo Rossi Osir, Paulo Vanzolini, Rebolo Gonçalves, Ricardo José Carneiro da Cunha, Rubem Braga, Sergio Buarque de Holanda, Sergio Graciano, Sergio Miliet, Tarsila do Amaral, Vinicius de Moraes entre outros.

Caso tenha mais informações sobre o Clubinho, por favor, escreva para info@centralgaleria.com

Agradecimentos especiais ao Centro de Estudos Diná, de Diná Lopes Coelho, por conceder diversos documentos e registros para a pesquisa.

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Here, in the former location of the Clube dos Artistas e Amigos da Arte (Artist Club and Friends of the Arts), is Central Gallery.

The Clube dos Artistas e Amigos da Arte (CAAA) or“Clubinho”(Little Club) was created in 1945 and lasted until the end of the sixties. At that time a group of various artists frequented a bar close to the Museu de Assis Chateaubriand (Assis Chateaubriand Museum), the first location of MASP, on Sete de Abril Street. When the bar closed, Rebolo Gonçalves and other artists decided to officially found the Clube dos Artistas, in the back of a little book store owned by Barros, o Mulato, who was from southern Brazil.

In the fifties, with the construction of the new headquarters of the Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-SP) (Brazilian Arquitect Institute) at 306 Bento Freitas Street, the club moved to the lower level of the building. Jorge Zalszupin, Victor Reiff e Jorge Wilheim won the competition for the club project judged by Lina Bo Bardi and Francisco Rebolo.

Since they didn’t have the money to maintain the space, the artists of the club decided to incorporate Ciccilo Matarazzo, an industrial, who rebaptized the club as Clube dos Artistas e Amigos da Arte (CAAA) (Artist Club and Friends of the Arts).

By means of the club, many artists in the beginnings of their careers were invited to presentations in diverse areas of communication. Izaías Bueno, the great musician of chorinho (an instrumental Brazilian popular music genre), recalls that during the golden times of the CAAA it was normal that whenever a fan, producer, journalist, or even a prestigious figure asked how to find a certain artist, they were told to“Go to the Little Artists Club, you will certainly find them there”. It was there that he met Nelson Cavaquinho and Paulo Vanzolin, who smoked his pipe and told stories to anyone who would listen.

At the little club, whiskey was fairly priced and according to the people who went there it had the best and cheapest picadinho (beef ragu) in the city.

From 5PM on, journalists, artists, lawyers, advertisers, politician, writers, poets, and painters would get together. Events such as the famous Four Arts Parties were promoted to raise money for the club. João Cabral de Melo Neto, Rubem Braga, Pablo Neruda and other renowned writers hosted their book releases in the CAAA.

After the club closed, the lower level of the building became and auditorium, inaugurated in 1989 and hosting innumerous events including seminars for the Escola da Cidade (City School), the university of architecture and urbanism on General Jardim Street.

The list of club goers includes: Alfredo Volpi, Arnaldo Pedroso D’Horta, Ascênsio Ferreira, Barros - O Mulato, Caio Prado Jr, Chen Kong Fang, Ciccilo Matarazzo, Clóvis Graciano, Dinah Lopes Coelho, Dorival Caymmi, Emanuel von Lauenstein Massarani, Emiliano Di Cavalcante, Flávio de Carvalho, Ibiapaba Martins, Izaías Bueno, Joel Silveira, José Pancetti, Luiz Lopes Coelho, Luiz Martins, Lygia Fagundes Telles, Maestro Elcio Álvares, Mario Donato, Mário Martins, Mario Zanini, Millôr Fernandes, Moacyr Rocha, Nelson Cavaquinho, Nelson Nóbrega, Oscar Pedroso D’Horta, Osório César, Paulo Bonfim, Paulo Rossi Osir, Paulo Vanzolini, Rebolo Gonçalves, Ricardo José Carneiro da Cunha, Rubem Braga, Sergio Buarque de Holanda, Sergio Graciano, Sergio Miliet, Tarsila do Amaral, Vinicius de Moraes among others.

If you have more information about the Clubinho please write to us at info@centralgaleria.com.

Special thanks to Diná Lopes's Centro de Estudos Diná (Diná Study Center) for granting access to a variety of documents and records for our research.