O projeto Vídeo de Hoje, uma parceria entre a residência e ateliê Fonte e a Central Galeria, apresenta a videoinstalação “Screensaver”, de Pedro Gallego, ocupando o corredor que leva à entrada de ambos os espaços.

Partindo de conteúdos compartilhados em redes de publicações pessoais – como GIFs, memes, animações, tutoriais e vídeos de curta duração –, “Screensaver” apresenta três projeções de vídeo onde micro narrativas visuais de diferentes naturezas são postas em contato, assemelhando-se ao caráter randômico dos descansos de tela e sua função de gerar interesse visual.

Uma vez que se entra em contato com esta categoria de imagens – muitas vezes parcelas editadas de filmes, videos virais ou capturas de tela, por exemplo –, o que é a priori um material para visualização passa a ser também um meio de comunicar-se. Como uma colagem em movimento, o trabalho reflete sobre os modos como processamos e convivemos com um frenético imaginário visual que, partindo do entretenimento, pode configurar-se como uma ferramenta para produção de linguagem.