artur barrio: narrativas em processo, fundação iberê camargo

Artur Barrio é um dos artistas selecionado pela curadoria de Felipe Scovino para participar exposição coletiva Narrativas em Processo: Livros de Artista na Coleção Itaú Cultural, na Fundação Iberê Carmargo.

A mostra chega a Porto Alegre depois de percorrer por sete cidades do país – a última foi no Museu de Arte do Rio (MAR), no Rio de Janeiro. Na capital gaúcha, permanece em cartaz na Fundação Iberê de 3 de fevereiro a 31 de março de 2024, e exibe um percurso de mais de 80 anos desse tipo de produção no cenário brasileiro. A curadoria trabalha em cima de cinco eixos: RasurasPaisagensÁlbuns de Gravura, Uma Escrita em Branco e Livros-objetos.

Ao lado de mais de 30 artistas, Artur Barrio, junto de Adriana Varejão e Fernanda Gomes, participam com livros que compõem parcialmente a série As Potências do Orgânico (1994-1995). Com uma tiragem de dez unidades, a série foi editada em formato de caixa em 1995 pelo Museu do Açude (RJ). Estes livros foram produzidos a partir da exposição homônima realizada nessa instituição, com curadoria de Marcio Doctors. A caixa contém livros de Adriana Varejão, Artur Barrio, Claudia Bakker, Fernanda Gomes e de Doctors.

Na série, os artistas investigam, cada um a seu modo, uma relação mais intrínseca entre o suporte do papel e a emergência de um corpo dilacerado. Os livros representam índices de corpos, pois estão lá vísceras, sangramentos e machucados. É o surgimento de uma escrita em que os fluidos transparecem, vêm à tona.

A capa do livro de Artur Barrio reproduz a imagem da cancela de uma casa revestida de carne. É uma imagem que alude a uma vontade de ver o mundo sob uma perspectiva mais visceral e trágica.


Artur Barrio: Narrativas em Processo: Livros de Artista na Coleção Itaú Cultural
03 fev - 31 mar 2024
Curadoria de Felipe Scovino
Fundação Iberê Camargo
Porto Alegre, Brasil


 

artur barrio, as potências do orgânico, 1994-1995. foto: humberto pimentel

Anterior
Anterior

gretta sarfaty: anagramas improváveis, fundação de serralves

Próximo
Próximo

bruno cançado: sleight of hand, peep projects