c. l. salvaro: objeto sujeito, museu paranaense (mupa)

C. L. Salvaro participa da coletiva Objeto Sujeito, que inaugura as 19h de amanhã, 14 de dezembro, no Museu Paranaense (MUPA - Curitiba). A exposição é realizada por um coletivo curatorial, composto por Felipe Vilas Bôas e Richard Romanini, da equipe do MUPA, e Pollyana Quintella, curadora convidada.

Objeto Sujeito é uma profunda incursão na trajetória centenária do MUPA e sua relação com eventos históricos locais e nacionais, que ganham novas camadas de interpretação e sentido no presente. São mais de 140 obras e itens do acervo postos em diálogo com obras – em sua maioria inéditas – tanto de C. L. Salvaro, quanto de Arthur Palhano, Clara Moreira, Érica Storer, Frederico Filippi, Gustavo Magalhães, Gustavo Caboco, Isis Gasparini, Josi, Laryssa Machada, Pedro França e Willian Santos.

As diferentes linguagens, como fotografia, pintura, escultura e vídeo, mobilizam, a partir do acervo, temas como a instituição museal, a transformação da paisagem, a literatura simbolista, a exploração ambiental, o esporte e a política. De acordo com o texto curatorial da exposição, “historicizar o acervo histórico existente com formas contemporâneas de linguagem permite a emergência de novos olhares, sentimentos e afetos constituidores de histórias”.

A criação de narrativas não lineares sobre a História é materializada também na expografia da mostra. Em vez de obras expostas lado a lado na parede, com um fluxo de fruição induzido, os visitantes de “Objeto Sujeito” vão se deparar com ilhas expositivas em estruturas de alumínio e blocos de concreto, que possibilitam diferentes entradas e conexões na exposição.


C. L. Salvaro: Objeto Sujeito, Museu Paranaense (MUPA)
14 dez 2023 - exposição de longa duração
Museu Paranaense (MUPA)
Curitiba, Brasil


 

c. l. salvaro, revelação, 2023

Anterior
Anterior

mariana manhães: corpo botânico, arte clube jacarandá

Próximo
Próximo

c. l. salvaro: dejavu, ybakatu