marilia furman: heroico, publica

Marilia Furman inaugura Heroico no sábado, 13 de agosto, na Publica. O projeto é uma performance de longa duração com caráter instalativo na qual artista se autoimpõe a tarefa de reproduzir, em tamanho original, a monumental pintura Independência ou Morte (1888) de Pedro Américo, obra-símbolo da Independência do Brasil. Com texto assinado por Clarissa Diniz, Heroico busca operar um espelhamento entre diferentes momentos históricos do país, indo do colonialismo ao neoliberalismo.

O projeto é uma parceria entre a Publica e a Coleção Moraes-Barbosa, e conta com o apoio da Central Galeria e da Joules & Joules.

"No ano em que a fantasmagoria do imaginário da Independência encontra-se excitado por sua bicentenária efeméride, Marilia Furman copia – sozinha e em escala 1:1 – a pintura de Pedro Américo. (....) Ao fazê-lo, pintando entre a sombra e a luz da espectral imagem de 'Independência ou Morte', a artista encara a obra não como um fabular e alegórico documento. Ao contrário, reage à sina fantasmática que é tanto da história quanto da pintura, enfrentando-as desde uma perspectiva incorporada, tomando-as a partir de si mesma, agarrando-as em suas próprias mãos, implicando-as em seu próprio espaço-tempo-corpo."

/ Clarissa Diniz


Marilia Furman: Heroico
13 ago – 24 set 2022

Publica
Rua Sebastião Pereira, 110
São Paulo

Horários
ter, qua, dom: 13h–16h
qui, sex, sáb: 11h–18h


 
Anterior
Anterior

artur barrio: catálogo, by the sea, kunsthalle wilhelmshaven

Próximo
Próximo

ros4 luz: raio a raio