carmézia emiliano

(maloca do japó, 1960)

  • Artista indígena da etnia macuxi, Carmézia Emiliano nasceu na comunidade Maloca do Japó, em Roraima. Ela passou seus primeiros anos de vida nesse local antes de se mudar para a capital Boa Vista na década de 1990. Foi nesse período que Carmézia começou a se dedicar à pintura, utilizando essa forma de expressão como uma maneira de preservar as tradições de seu povo. Em suas obras, ela retrata a cosmovisão macuxi, seus costumes, festas, mitos e paisagens. Com uma paleta de cores vibrantes e uma profusão de elementos que se repetem e se refletem, as pinturas de Carmézia destacam a importância do coletivo e a intrincada relação da comunidade com a natureza.

    Vencedora do prestigiado Prêmio Funarte Mestres e Mestras das Artes (2023); seu extenso currículo inclui 35ª Bienal de São Paulo (2023); Histórias Brasileiras, MASP - São Paulo (2022); e Bienal das Amazônias - Belém (2023). Suas exposições individuais incluem: Carmézia Emiliano: A Árvore da Vida, MASP - São Paulo (2023); Cosmologias: Mundo Macuxi, Sesc Roraima – Boa Vista (2019), entre outras. Suas exposições coletivas incluem: A Parábola do Progresso, Sesc Pompeia - São Paulo (2022); Um Século de Agora, Itaú Cultural - São Paulo (2022); entre muitas outras. Carmézia também já participou de diversas edições da Bienal Naïfs do Brasil, Sesc Piracicaba (2006, 2008, 2010, 2012 e 2014). Suas obras integram importantes coleções públicas: Denver Art Museum, Denver; MASP, São Paulo; Pinacoteca, São Paulo; do Sesc-SP, entre outras.

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"Formalmente, Emiliano não documenta sua vida e realidade como uma dádiva, sem procedimento reflexivo sobre seu trabalho e seu meio. Há diálogos e influências, comparações lícitas igualmente em relação a artistas de diversos estilos e períodos, como dentro do conjunto de sua obra.

[...] suas telas de fato figuram paisagens, objetos da cultura material e o cotidiano de sua comunidade: 'Minha arte é um serviço que presto à cultura do meu povo, essa é a maior de todas as felicidades', diz ela."

/ Amanda Carneiro



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