próximas


2024


2023


2022


2021


2020


2019


2018


2017


2016

frieze new york
mai.
1
até 5 de mai.

frieze new york

stand F6
carmézia emiliano
01 – 05 mai 2024
the shed, nova iorque

  • Para Frieze New York 2024, a Central Galeria propõe um solo show de Carmézia Emiliano.

    Na construção da história brasileira, com a dizimação dos povos originários, a cultura indígena sofreu um apagamento que perdura até os dias de hoje. Carmézia, como mulher indígena contadora de histórias, retrata a floresta não como objeto de suas pinturas, mas como sujeito ativo, que tem também os seus desejos e se movimenta conforme eles. “Eu pinto a cultura indígena para eu não me esquecer. E eu pinto só mulheres, pois era o que eu fazia quando era pequena: vivia na maloca, pescava, ia para a roça, capinava roça, arrancava mandioca, ralava mandioca, fazia farinha, fazia bebida (caxiri). Tudo está gravado na minha memória. As mulheres, elas fazem tudo. Estou retratando só as mulheres, que são mulheres poderosas. Então, eu pinto para não esquecer disso”. Através da repetição de uma profusão de detalhes e uma eloquência cromática, seus quadros retratam paisagens, celebrações, objetos, a mitologia e o povo Macuxi, com ênfase na importância das mulheres para a comunidade, e a sua relação cotidiana com a natureza.

    Carmézia trata de um tema que é decisivo para o nosso tempo. Qual destino queremos dar para a nossa relação com a floresta, com a natureza?

 
Exibir evento →

sp-arte
abr.
3
até 7 de abr.

sp-arte

stand D13
03 – 07 abr 2024
pavilhão ciccilo matarazzo, são paulo

  • Para a SP-Arte 2024, a Central Galeria apresenta um conjunto de obras que exploram os lugares onde os artistas habitam.

    Desde os provocativos trabalhos de Artur Barrio, Carmézia Emiliano, C. L. Salvaro, Gustavo Speridião, Lourival Cuquinha, Marilia Furman, que trazem ao debate a disputa de territórios; passando pela relação da construção e seus fazeres, criando um diálogo entre corpo e espaço nos trabalhos de Bruno Cançado, Dan Coopey, Gabriela Mureb, Rodrigo Martins, Rodrigo Sassi, Simone Cupello e Sergio Augusto Porto; até os autorretratos aliados a questões de gênero de Ana Júlia Vilela, Dora Smék, Eliane Duarte, Gretta Sarfaty e Ros4.

    A poética desses artistas reflete sobre esses espaços não como uma construção física ou objetiva, mas como universo projetado e idealizado por suas produções que reconfiguram os lugares que os circundam.

 
Exibir evento →
zonamaco
fev.
7
até 11 de fev.

zonamaco

estande EJ29 / setor ejes curado por bernardo mosqueira
gretta sarfatty
07 – 11 fev 2024
centro citibanamex, cidade do méxico, méxico

  • Para a 20ª edição da feira de arte mexicana Zonamaco, a Central Galeria participar no estande EJ29, pelo setor EJES, curado por Bernardo Mosqueira, e propõe uma apresentação solo de obras históricas de Gretta Sarfaty.

    A seleção de performances, seus registros fotográficos e pinturas são um ponto de partida para abordar questões de representação e seus respectivos regimes visuais, refletindo sobre diferentes caminhos e facetas das mulheres nas artes. Com registros de si mesma, transpostos para diferentes linguagens e mídias, em uma operação contínua, Sarfaty desenvolve sua poética revelando a obsessão pela repetição de sua própria imagem.

    O destaque da Central na feira é a exibição de "Enlace", trabalho de 1978 concebida como fotoperformance, na qual a artista manipula e entrelaça-se com uma pesada corda de sisal. A obra destaca o emaranhamento de uma enorme corda, envolvendo-se em um duelo sinuoso com o corpo da artista, evocando tanto tensão sexual quanto simbolizando opressão de gênero e violência. “Enlace” será apresentada como performance pela primeira vez na Zona Maco pela artista La Maga. Serão quatro sessões ao longo do dia de abertura da feira.

    As pinturas das séries "Transformations" e "A Woman's Diary" trazem preocupações sobre a imagem feminina, explorando a batalha com e pelo direito ao próprio corpo, em conflito direto com estereótipos de beleza e feminilidade.

    Juntas, essas obras revelam novas perspectivas para o debate sobre a construção social de gênero, ao mesmo tempo em que examinam o papel da arte e do feminismo.

    Gretta Sarfaty nasceu na Grécia e mudou-se com a família em 1954 para o Brasil, onde explorou várias linguagens artísticas contemporâneas desde meados dos 1960. Sua trajetória multimídia partiu de pinturas, gravuras e desenhos e se aprofundou nas linguagens da fotografia, da performance e do vídeo. Sua produção artística consolidou-se entre o Brasil, alguns países da Europa e os Estados Unidos, ao longo de vários anos de incansável trabalho com cenas experimentais das artes visuais. Um aspecto comum a suas várias obras é a elaboração de um questionamento das imagens estereotípicas da mulher e a busca de uma “essência feminina”, muitas vezes trabalhando por meio da manipulação de autorretratos que se transformam e transitam nas diversas mídias e suportes com que Gretta desdobra suas investigações estéticas até o presente.

    La Maga, nascida em Iztapalapa, Cidade do México (1994), é artista de performance, vedete de cabaré, atriz e DJ, atualmente residindo no México. La Maga tem formação em artes cênicas, styling e vídeo arte, com uma carreira de uma década em andamento. Em seus primórdios, destacou-se como uma diva da noite na cena techno queer, através de suas performances com a intenção de apresentar seu trabalho como show girl. Atualmente, ela é uma das favoritas do sul do México por seu desempenho como ativista e anfitriã em diferentes espaços inclusivos, como a costa de Oaxaca em Zipolite e San Cristobal de las Casas, Chiapas. Ela se apresenta em espaços da CDMX focados na diversidade. Além disso, foi artista convidada em Montreal e Toronto em eventos da comunidade LGBT+. La Maga é uma inspiração para a liberdade sexual, o empoderamento da diversidade feminina e a justiça social trans, posicionando-se como ícone cuir de seu país. Em breve, ela fará sua estreia como diretora de seu primeiro Cabaré e realizará uma visita a Madrid e países europeus neste verão.

 
Exibir evento →
sp-arte rotas brasileiras
ago.
30
até 3 de set.

sp-arte rotas brasileiras

stand E05
artur barrio, c. l. salvaro, dora smék, eliane duarte, gretta sarfaty, mariana manhães, rodrigo martins, rodrigo sassi e ros4 luz
30 ago – 03 set 2023
arca, são paulo

  • Para esta edição de Rotas Brasileiras, a Central Galeria tem o prazer de apresentar O que existe é o sujeito.

    Partindo do texto "A fundação do universalismo", de Alain Badiou, a constituição do sujeito enquanto corpo e espírito, morte e vida, são vias que propiciam condições para que o acontecimento apareça como uma ruptura e reinvente os modos de viver, desviando das repetições e produzindo novas formas de pensar e agir. O acontecimento deve ser uma criação que repense as maneiras de ser no mundo.

    A mostra reúne trabalhos de Artur Barrio, C. L. Salvaro, Dora Smék, Eliane Duarte, Gretta Sarfaty, Mariana Manhães, Rodrigo Martins, Rodrigo Sassi e Ros4 Luz que questionam a compreensão do sujeito como corpo que se relaciona com outros como meros objetos no mundo.

 
 
Exibir evento →
arpa
mai.
31
até 4 de jun.

arpa

setor satélite
ros4 luz
31 de maio – 04 de junho 2023
complexo do pacaembu, são paulo

still de alienígena, 2020. vídeo (cor e som). 3’29”

Ros4 Luz participa com os vídeos “Alienígena” e “E se a arte fosse travesti? 01 | Aretha Sadick” no Setor Satélite da Feira ArPa.

O Setor Satélite é dedicado à produção audiovisual contemporânea. Transmitidos em um telão de grandes dimensões localizado sobre a entrada do Pavilhão Pacaembu, os vídeos proporcionam ao público da ArPa uma imersão em arte desde sua chegada à Feira.

Nesta 2ª edição da Feira, Diego Matos assina o programa curatorial que reúne 10 galerias nacionais e internacionais e apresenta obras de artistas brasileiros e de países como Guatemala, México, Peru e Portugal.

Intitulado Pontos de luz em referência à canção homônima imortalizada por Gal Costa, a seleção refletirá o fator humano como inerente à sobrevivência estética e política da arte.

Exibir evento →
sp-arte
mar.
29
até 2 de abr.

sp-arte

stand D14
artur barrio, c. l. salvaro, carmézia emiliano, dan coopey, dora smék, gabriela mureb, gretta sarfaty, gustavo speridião, liuba wolf, lourival cuquinha, marilia furman, nilda neves, rodrigo sassi, ros4 luz
29 de março – 02 abril 2023
pavilhão da bienal, são paulo

 
 
Exibir evento →
artbo
out.
26
até 30 de out.

artbo

stand C34
rodrigo martins, rodrigo sassi, simone cupello
26 – 30 out 2022
corferias, bogotá

 
 
 

A Central Galeria tem o prazer de participar da ARTBO 2022 que acontece em Bogotá, Colômbia, com uma seleção de obras de Rodrigo Martins, Rodrigo Sassi e Simone Cupello.

Lourival Cuquinha e Ros4 Luz também participam da feira no setor Referentes, com curadoria de Gabriela Rangel.

sobre

 
Exibir evento →
artrio
set.
14
até 18 de set.

artrio

stand A11
dora smék, gretta sarfaty, mariana manhães, rodrigo martins, rodrigo sassi
14 – 18 set 2022
marina da glória, rio de janeiro

 

sobre

 

Para sua participação na ArtRio 2022, a Central Galeria propõe uma reflexão sobre o corpo a partir das obras de Dora Smék, Gretta Sarfaty, Mariana Manhães e Rodrigo Martins. Da contenção ao fluxo; do vestígio à paisagem; da introspecção à ação política: o corpo é plataforma de experimentação constantemente renovada. A seleção de trabalhos abrange pinturas, fotografias e esculturas que revelam diferentes abordagens sobre nosso corpo e nos convidam a repensar seus limites e suas potências.

Rodrigo Sassi também participa com um trabalho inédito no projeto Intervenções, que acontece na área externa da feira.

 
Exibir evento →
sp-arte rotas brasileiras
ago.
24
até 28 de ago.

sp-arte rotas brasileiras

stand E4
artur barrio, bruno cançado, gustavo speridião, sergio augusto porto, simone cupello
24 – 28 ago 2022
arca, são paulo

 

sobre

A Central Galeria participa da SP-Arte Rotas Brasileiras com Ponto no espaço: uma seleção de obras de Artur Barrio, Bruno Cançado, Gustavo Speridião, Sergio Augusto Porto e Simone Cupello. Tomando de empréstimo o título de uma obra de Porto, a seleção reúne gerações distintas que convergem no que diz respeito à experimentação do espaço e da arquitetura, aos processos construtivos e aos vestígios da memória.

Rodrigo Sassi também participa da feira com um trabalho na mostra Brasilidade tridimensional, projeto dedicado à escultura com curadoria de Ana Carolina Ralston que acontece no boulevard da ARCA.

 
Exibir evento →
arpa
jun.
1
até 5 de jun.

arpa

stand B08
c. l. salvaro, gabriela mureb, gustavo speridião, marilia furman, ros4 luz
01 – 05 jun 2022
complexo do pacaembu, são paulo

 
Exibir evento →
sp-arte
abr.
6
até 10 de abr.

sp-arte

stand D19
carmézia emiliano, dan coopey, mano penalva, nilda neves
06 – 10 abr 2022
pavilhão da bienal, são paulo

 
Exibir evento →
artsampa
mar.
16
até 20 de mar.

artsampa

stand A07
ana júlia vilela, rodrigo sassi, mariana manhães
16 – 20 mar 2022
oca | pq. ibirapuera, são paulo

 
Exibir evento →