Voltar para todos os eventos

zonamaco


estande EJ29 / setor ejes curado por bernardo mosqueira
gretta sarfatty
07 – 11 fev 2024
centro citibanamex, cidade do méxico, méxico

  • Para a 20ª edição da feira de arte mexicana Zonamaco, a Central Galeria participar no estande EJ29, pelo setor EJES, curado por Bernardo Mosqueira, e propõe uma apresentação solo de obras históricas de Gretta Sarfaty.

    A seleção de performances, seus registros fotográficos e pinturas são um ponto de partida para abordar questões de representação e seus respectivos regimes visuais, refletindo sobre diferentes caminhos e facetas das mulheres nas artes. Com registros de si mesma, transpostos para diferentes linguagens e mídias, em uma operação contínua, Sarfaty desenvolve sua poética revelando a obsessão pela repetição de sua própria imagem.

    O destaque da Central na feira é a exibição de "Enlace", trabalho de 1978 concebida como fotoperformance, na qual a artista manipula e entrelaça-se com uma pesada corda de sisal. A obra destaca o emaranhamento de uma enorme corda, envolvendo-se em um duelo sinuoso com o corpo da artista, evocando tanto tensão sexual quanto simbolizando opressão de gênero e violência. “Enlace” será apresentada como performance pela primeira vez na Zona Maco pela artista La Maga. Serão quatro sessões ao longo do dia de abertura da feira.

    As pinturas das séries "Transformations" e "A Woman's Diary" trazem preocupações sobre a imagem feminina, explorando a batalha com e pelo direito ao próprio corpo, em conflito direto com estereótipos de beleza e feminilidade.

    Juntas, essas obras revelam novas perspectivas para o debate sobre a construção social de gênero, ao mesmo tempo em que examinam o papel da arte e do feminismo.

    Gretta Sarfaty nasceu na Grécia e mudou-se com a família em 1954 para o Brasil, onde explorou várias linguagens artísticas contemporâneas desde meados dos 1960. Sua trajetória multimídia partiu de pinturas, gravuras e desenhos e se aprofundou nas linguagens da fotografia, da performance e do vídeo. Sua produção artística consolidou-se entre o Brasil, alguns países da Europa e os Estados Unidos, ao longo de vários anos de incansável trabalho com cenas experimentais das artes visuais. Um aspecto comum a suas várias obras é a elaboração de um questionamento das imagens estereotípicas da mulher e a busca de uma “essência feminina”, muitas vezes trabalhando por meio da manipulação de autorretratos que se transformam e transitam nas diversas mídias e suportes com que Gretta desdobra suas investigações estéticas até o presente.

    La Maga, nascida em Iztapalapa, Cidade do México (1994), é artista de performance, vedete de cabaré, atriz e DJ, atualmente residindo no México. La Maga tem formação em artes cênicas, styling e vídeo arte, com uma carreira de uma década em andamento. Em seus primórdios, destacou-se como uma diva da noite na cena techno queer, através de suas performances com a intenção de apresentar seu trabalho como show girl. Atualmente, ela é uma das favoritas do sul do México por seu desempenho como ativista e anfitriã em diferentes espaços inclusivos, como a costa de Oaxaca em Zipolite e San Cristobal de las Casas, Chiapas. Ela se apresenta em espaços da CDMX focados na diversidade. Além disso, foi artista convidada em Montreal e Toronto em eventos da comunidade LGBT+. La Maga é uma inspiração para a liberdade sexual, o empoderamento da diversidade feminina e a justiça social trans, posicionando-se como ícone cuir de seu país. Em breve, ela fará sua estreia como diretora de seu primeiro Cabaré e realizará uma visita a Madrid e países europeus neste verão.

 
Anterior
Anterior
30 de agosto

sp-arte rotas brasileiras

Próximo
Próximo
3 de abril

sp-arte