Voltar para todos os eventos

frieze new york


  • central galeria Rua Bento Freitas 306 São Paulo Brazil (mapa)

estande F05 / setor focus, curadoria de lumi tan
c. l. salvaro
07 - 11 maio 2025
the shed, nova york

  • A Central participa da Frieze New York com o projeto solo dddecay, de C. L. Salvaro. O estande integra o setor Focus, curado por Lumi Tan, voltado a galerias jovens e à visibilidade de artistas emergentes.

    Num corredor movimentado de feira de arte, Salvaro desloca o olhar direcionado ao horizonte para o que está suspenso, acima dos olhos. dddecay se apresenta como um projeto instalativo. Nas paredes, flutuam peças de resina, poliuretano, fibra de vidro, areia e cimento, sob camadas de rede de nylon tensionadas no retângulo do estande — com alguns pontos de areia fixados nelas, formam-se teias geométricas.

    Como fragmentos de ruínas de um mundo onde não há mais natureza selvagem, as obras
    criam um hiato em seu próprio tempo - o acaso, as catástrofes climáticas mundiais, toda destruição em curso, se cruzam na vida do artista nas sutilezas do ordinário. 

    Certa vez, numa conversa de C. L. Salvaro na ocasião de uma de suas exposições individuais, o artista comenta a constância do uso do concreto em suas obras. “O concreto é a decadência do mundo em que vivemos, mas, ao mesmo tempo, é a realidade em que estamos inseridos”. Questionado sobre o papel que a arte poderia desempenhar contra o colapso sistemático em curso, ele desconsidera uma possível potência transformadora, mas reconhece o espaço que a arte possui para a destruição controlada. Em dddecay, as estratégias de Salvaro se aproximam a de um biólogo vegetal, dissecando e dissociando organismos de um futuro incerto. 

Anterior
Anterior
2 de abril

sp-arte

Próximo
Próximo
28 de maio

arpa