rodrigo martins

(rio de janeiro, 1988)

 
  • A pintura de Rodrigo Martins adentra a esfera da intimidade, investigando não apenas os interiores da casa, do ateliê, do corpo humano e da natureza, mas também os planos emocionais e psicológicos subjacentes. Sempre enfatizando a habilidade e a expressividade do gesto artístico, suas obras se desdobram em uma composição de elementos secundários que guiam o olhar para aquilo que geralmente escapa à atenção - fragmentos do silencioso, do efêmero e do poético presentes no cotidiano. Essa abordagem revela não apenas um cuidadoso olhar aos detalhes do ambiente circundante, mas igualmente uma sensibilidade apurada para capturar a beleza nas nuances e nas profundezas do que nos envolve.

    Vencedor do Prêmio EDP nas Artes do Instituto Tomie Ohtake (2014). Entre as exposições individuais estão: A Floresta de Barong, Quadra - Rio de Janeiro (2021); Cabeças, Bichos e Plantas, Central Galeria - São Paulo (2019); entre outras. Entre as exposições coletivas estão: 22ª Bienal Vídeo Brasil - Sesc 24 de Maio - São Paulo (2023); The Silence of Tired Tongues, Framer Framed - Amsterdam (2022); Sorria!, Jacarandá (São Paulo, SP, 2017), Bângala: Yakã Ayê, Gentil Carioca (Rio de Janeiro, RJ, 2015); Figura Humana, Caixa Cultural do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, RJ, 2014); Idolatria Vã, Galeria Laura Marsiaj (Rio de Janeiro, RJ, 2013).

    / cv

    / instagram

 
 

 
 

"À revelia de um mundo que seguirá a nos impor um brutal regime do olhar, violento em nossas retinas e imaginários, Rodrigo Martins, silenciosa e delicadamente, nos conduz ao que ainda resta – e há de restar – de poético, pueril, efêmero, pequeno. Tudo aquilo que, mais e mais, por todas essas razões, seguirá sendo importante."

/ Victor Gorgulho, 2021

 
 


exposições


notícias

 
Anterior
Anterior

ridyas

Próximo
Próximo

rodrigo sassi