gretta sarfaty: correspondences

Gretta Sarfaty participa da exposição "Correspondences" na galeria François Ghebaly, em Los Angeles.

A coletiva, organizada por Wes Hardin, toma a carta de amor como formato para abordar memória, subjetividade e introspecção nas obras selecionadas.

O tríptico "Transformações II" (1976) integra a série homônima da artista, composta por trabalhos que partem da fotografia e se expande para o desenho, pintura, técnica mista e escultura. Criada ao longo dos anos 1970, as imagens da série questionam o papel imposto à mulher na sociedade, refletindo sobre as convenções que a artista vivenciava naquele momento, especialmente as expectativas em torno da maternidade e da preservação das tradições.

Segundo Mirtes Marins de Oliveira, “em Transformações, a movimentação indica uma performance mais livre, e as interferências se tornam mais evidentes. As distorções ridicularizam os clichês no limite da comicidade. Por outro lado, remetem às trágicas imagens de mulheres internadas no hospital psiquiátrico de Salpêtrière [...]”. A pesquisadora também aponta que, diferentemente da ironia presente em Auto-Photos, nessa série “há uma sensação de angústia e descontrole que aproxima o trabalho das experiências pictóricas expressionistas que a artista então explorava”.

Saiba mais sobre a exposição.


Gretta Sarfaty: Correspondences
02 ago - 10 set 2025
Curadoria de Wes Hardin
François Ghebaly
Los Angeles


 

gretta sarfaty, transformações ii, 1976 [detalhe]. foto: ana pigosso

Anterior
Anterior

carmézia emiliano: eu sou o brasil

Próximo
Próximo

[evento cancelado] conversa com sergio augusto porto, heloisa espada e yuri quevedo