lourival cuquinha: aqui-lá

Obras da série “Transição de Fase” (2014-2016) de Lourival Cuquinha participam da mostra coletiva “Aqui-lá” em exibição no Instituto Tomie Ohtake. A exposição é parte do programa MAM São Paulo encontra Instituto Tomie Ohtake e reúne trabalhos que estabeleçam discussões ligadas as identidades e os deslocamentos geográficos.

O time de curadores formado por Ana Roman, Cauê Alves, Gabriela Gotoda e Paulo Miyada delineia um conjunto de trabalhos que aborda, por diferentes caminhos, questões relacionadas à alteridade, aos deslocamentos e fluxos diaspóricos e migratórios e aos processos de permanência e transformação das identidades nesses contextos, como pontua a divulgação do projeto.

Transição de Fase é um projeto desenvolvido desde 2014 por Cuquinha. A partir de encontros, trocas e escambos com imigrantes camelôs de grandes centros urbanos, o artista vem criando uma coleção que já soma mais de 150 obras. O conjunto apresentado em Aqui-lá, para o artista, opera como ”um senso não senso sobre a presença dos imigrantes em São Paulo” comenta o artista. Todas são pautadas na interação com imigrantes que deixaram seus países de origem para tentar a vida em metrópoles.

Clique para saber mais sobre a exposição.


Lourival Cuquinha: Aqui-lá
03 set - 02 nov 2025
Curadoria de Ana Roman, Cauê Alves, Gabriela Gotoda e Paulo Miyada
Instituto Tomie Ohtake
São Paulo, Brasil


 

lourival cuquinha, transição de fase // daniela, 2016. foto: edouard fraipont

Próximo
Próximo

gretta sarfaty, lourival cuquinha, marilia furman: meme - no br@sil da memeficação