estamos de mudança!
A Central anuncia com entusiasmo a mudança de sua sede em São Paulo. A galeria, fundada por Fernanda Resstom em 2016, ocupará a partir de 02 de setembro o imóvel 362 da vila na Rua Minas Gerais. A transição de endereço marca a entrada da galeria no circuito cultural da Avenida Paulista. O espaço será inaugurado com individual de Gabriela Mureb, que apresenta sua pesquisa recente.
A nova galeria sinaliza um passo estratégico no fortalecimento das atividades e na ampliação da relevância da Central no ecossistema artístico, às vésperas da celebração de seus 10 anos, em 2026. Situado na região que é um dos principais pólos culturais de São Paulo, caracterizado por manifestações públicas e políticas, o espaço se conecta a um corredor de instituições como o MASP e o Instituto Moreira Salles, além de diversas galerias no entorno, como a vizinha Vermelho.
O espaço com quase 400m2 expande a visibilidade e diversidade do programa da galeria, com possibilidades de duas mostras simultâneas, além de área externa para performances e projetos instalativos. O edifício de 2007 faz parte da ampliação da antiga vila residencial reformada por Paulo Mendes da Rocha e o escritório Piratininga Arquitetos Associados em 2003 para abrigar os espaços expositivos da galeria Vermelho.
Localizada desde 2018 no subsolo do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB SP), a Central tem um programa focado em artistas que orbitam o universo da arquitetura e que desenvolvem práticas a partir da relação entre sujeito e paisagem urbana. A nova localização reforça o compromisso da galeria em fomentar práticas que pensem a cidade e as tensões entre público e privado.
"Cavalo-vapor” individual de Mureb, inaugura o novo espaço ocupando os dois andares da galeria com instalações, esculturas e um filme.
A exposição, junto ao novo espaço, tem abertura pública no dia 02 de setembro, entre 19h e 22h.
Aguardamos vocês!
Inauguração do novo espaço + "Cavalo-vapor", de Gabriela Mureb
02 set 2025 - 19h - 22h
Central
Rua Minas Gerais, 362
São Paulo, Brasil
fachada da nova sede da central. foto: ana pigosso