dora smék

(campinas, 1987)

 
  • Dora Smék é uma artista cujo trabalho envolve uma profunda investigação sobre o corpo em situações de oposição, movimento, tensão e fluidez. Com raízes na dança, ela explora o inconsciente e a sexualidade em suas esculturas, instalações, fotografias, vídeos e performances. Em suas obras, o corpo, especialmente o feminino, é revelado de forma fragmentada. Essa abordagem instiga uma profunda reflexão acerca da identidade, da feminilidade, da singularidade e da conexão entre o corpo e a mente.

    Apresentou a individual "A dança do corpo sem cabeça" na Central - São Paulo (2021) e com o duo Smék Setúbal, "Opositores", Central - São Paulo (2022). Integrou as exposições coletivas: "Saravá - Act 1: Soy loco por ti América", Reiners Contemporary Art - Marbella (2025); "Da Flor da Pele ao Pó do Osso", Paço das Artes - São Paulo (2024); "La iberoamericana", Universidade de Alcalá - Alcalá de Henares (2023); "Arte em Campo" no Estádio do Pacaembu - São Paulo (2020); "No presente a vida (é) política" na Central - São Paulo (2020); "Arte Londrina 8" - Londrina (2020); "Hinter dem Horizont" na Reiners Contemporary Art/Sammlung Jakob - Freiburg (2020); "Mulheres na Arte Brasileira: Entre Dois Vértices" no CCSP - São Paulo (2019); e "13ª Verbo" na Galeria Vermelho - São Paulo (2017). Foi premiada no 47º Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto - Santo André (2019). Suas obras integram importantes coleções públicas, como o MAR - Rio de Janeiro; o Museu Nacional de Belas Artes - Rio de Janeiro; e Casa da Cultura da América Latina - Brasília.

    / cv

    / site

    / instagram

 
 

 
 

"A obra de Dora Smék se fundamenta numa tensão entre limite e extravasamento, contenção e expansão. Como num duo em que os bailarinos se enfrentassem em vez de dançarem juntos, mesas e tubos parecem querer conter o corpo, que, por sua vez, busca escapar ao limite que lhe é imposto."

/ Veronica Stigger, 2021

 
 


exposições


notícias

Anterior
Anterior

c. l. salvaro

Próximo
Próximo

gabriela mureb