gustavo speridião

(rio de janeiro, 1978)

 
  • Gustavo Speridião explora diversos temas da atualidade com o objetivo de assimilá-los e desafiar os discursos oficiais e as estruturas de poder estabelecidas. Sua gramática visual complexa engloba assuntos que variam desde a história da arte até a política global, a filosofia, a propaganda e os protestos, criando um intrincado tecido interpretativo onde tudo pode ser questionado, reavaliado e renovado. A presença cuidadosa da palavra está presente em sua prática artística, que abrange pinturas, fotografias, vídeos, objetos, colagens e desenhos, expandindo os limites da expressão visual. Os trabalhos mais recentes de Speridião revelam um estudo minucioso do plano da pintura, considerado por ele não apenas como uma arena de debates pictóricos, mas também como um espaço rico para reflexões políticas e sociais fundamentadas.

    Mestre em Linguagens Visuais pela UFRJ (Rio de Janeiro, 2007), Gustavo Speridião tem uma extensa trajetória artística. Suas exposições individuais incluem: "Manifestação contra a viagem no tempo" no Centro Cultural Justiça Federal Rio de Janeiro (2022); Galerie Les Filles du Calvaire - Paris (2020); entre outras. Já suas participações em exposições coletivas abrangem eventos como: "Frestas - Trienal de Artes" no Sesc - Sorocaba (2017); "South-South: Let me begin again" na Goodman Gallery - Cidade do Cabo (2017); "Soft Power - Arte Brasil" na Kunsthal KAdE - Amersfoort (2016); "Imagine Brazil" no Astrup Fearnley Museum - Oslo (2013), MAC - Lyon (2014), Museum of Art Park - Doha (2014), Instituto Tomie Ohtake - São Paulo (2015) e DHC/ART - Montreal (2015); "Parasophia" no Municipal Museum of Art - Kyoto (2015); "12ª Biennale - Lyon" (2013); entre muitas outras. Suas obras integram importantes coleções públicas, como: Astrup Fearnley Museum - Oslo; Inhotim - Brumadinho; MAM - Rio de Janeiro; MAC - Niterói; e MAR - Rio de Janeiro.

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"Em sua produção, Speridião não nos deixa esquecer que toda a discussão sobre arte (sua definição, sua história e questões aparentemente estéticas) é também uma discussão política."

/ Fernanda Lopes, 2022

 
 


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