alexandre nitzsche cysne: le lent demain

Alexandre Nitzsche Cysne participa da exposição "Le lent demain", coletiva inspirada no filme “Ausências Repetidas” de Guy Gilles, em cartaz na Air Paris, a partir do dia 14 de fevereiro.

Resolutamente romântico e inconformista, “Absences Répétées” oscila entre o lirismo e a desilusão, ao mesmo tempo em que traz a marca da turbulência de um autor que na época lutava contra um profundo episódio depressivo. Seu protagonista, François, é um jovem que, confrontado com um mundo incompreensível, se retira para a solidão, se tranca em seu apartamento e se rende ao desespero, assombrado por memórias de um tempo passado.

Alexandre Nitzsche participa da mostra com a obra “Berço” (2024). Entre os materiais que a compõem, estão os sapatos que o artista usou quase diariamente entre 2021 e 2024, durante suas andanças pelas ruas em busca de materiais para a produção de outros trabalhos. Por meio de gestos apropriativos, a obra de Nitzsche busca amparar materiais abandonados pelo mundo após o término de seu ciclo de vida "útil". Dessa forma, o artista os retira de um estado de solidão e atribui a eles novas formas de comparecer ao mundo, carregando consigo as memórias encrustradas em sua superfície e história.

Saiba mais sobre a exposição


Alexandre Nitzsche Cysne: Le lent demain
14 fev 2026 - Abertura
Curadoria de Sebastián Quevedo Ramírez
Air de Paris
Paris, França


 

alexandre nitzsche cysne, berço (2024) [detalhe]. foto: cortesia domo damo

Anterior
Anterior

c. l. salvaro, érica storer e lourival cuquinha: 7-onze, orlando, são paulo

Próximo
Próximo

c. l. salvaro: telúricos