artur barrio e gretta sarfaty: pop brasil - vanguardia y nueva figuración, 1960-70
Obras de Artur Barrio e Gretta Sarfaty integram a exposição que apresenta um amplo recorte da arte brasileira dos anos 1960 e 1970. “Pop Brasil: vanguardia y nueva figuración” está em cartaz no MALBA em Buenos Aires, Argentina.
Com curadoria de Pollyana Quintella e Yuri Quevedo, a mostra investiga os significados da Pop no contexto brasileiro. A seleção aborda a complexidade do período — marcado, entre outros fatores, pela ditadura civil-militar, pela revolução sexual e pelas ressonâncias da comunicação de massa —, propondo uma leitura crítica das estratégias adotadas pelos artistas diante das urgências políticas e sociais da época.
A coletiva contraria a inevitável comparação com a Pop norte-americana ao demarcar uma ampla e heterogênea rede de produção visual brasileira — com signos e soluções formais próprias. “Afinal, a Pop 'eficiente', americana, só pode existir guardando consigo esse lado B, para o qual toda acumulação ao norte rende uma falta ao sul”, pontua Quintella no texto curatorial.
Artur Barrio e Gretta Sarfaty participam da exposição com trabalhos articulados a eixos curatoriais centrais. Obras de Barrio, como os registros de Situação T/T I (1970) e dois protótipos da Troxa Ensanguentada (1969), dialogam com o tema do embate público e da ocupação das ruas — um desejo latente daquela geração.
Por sua vez, a série Auto-fotos I (1975), de Sarfaty, alinha-se às discussões sobre gênero e corpo que permeiam parte significativa das obras reunidas.
Clique aqui para mais informações.
Artur Barrio e Gretta Sarfarty: Pop Brasil - Vanguardia y nueva figuración, 1960-1970
07 nov - 02 fev 2026
Curadoria de Pollyana Quintella e Yuri Quevedo
MALBA
Buenos Aires, Argentina
detalhes de artur barrio, situação t/t 1, 1970, e gretta sarfaty, auto-fotos I, 1975. fotos: cortesia dos artistas